Para ingressar no ensino superior, os estudantes devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Depois do exame, o estudante pode concorrer à bolsas de estudo parciais e integrais no ensino privado através do Prouni.
Este programa já garantiu o certificado de graduação para centenas de jovens e adultos, mas nem todos os candidatos do Enem podem se inscrever na inciativa. Saiba a seguir se você se encaixa nos requisitos necessários do Prouni.
O que é o Prouni?
O Prouni é a sigla para o Programa Universidade Para Todos e já facilitou o acesso a cursos superiores de qualidade para muitos estudantes. O principal objetivo do programa é auxiliar estudantes de baixa renda a conseguirem seu diploma de conclusão de curso.
Após a realização do Enem, o estudante deverá aguardar o período de inscrição do Prouni para realizar o seu login. Na plataforma digital, é preciso escolher duas opções de curso. Vale lembrar que a primeira opção é chamada de curso preferencial e quem ingressa na formação, está automaticamente eliminado da segunda.
As bolsas do programa se dividem em duas categorias, as bolsas parciais e integrais e para garantir a sua vaga, é fundamental possuir uma nota superior a nota de corte do curso escolhido.
Quem pode se inscrever?
O intuito do Prouni é subsidiar o ensino dos estudantes de baixa renda que gostariam de começar uma graduação. Por isso, o programa dispõe de alguns requisitos para selecionar seus candidatos. São eles:
- Estudantes do ensino médio na rede pública;
- Estudantes do ensino médio na rede particular na condição de bolsista integral;
- Ter renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsa integral;
- Ter renda familiar de três salários mínimos vigentes ara bolsa parcial.
Caso você não preencha as exigências do programa, vale lembrar que você ainda pode concorrer a bolsas de estudo para estudar na rede particular de ensino, efetuando as inscrições Educa Mais Brasil.
O que é o ponto de corte do Prouni?
Para conseguir ingressar em um curso através do Prouni, é preciso que a sua nota no Enem seja superior ao ponto de corte da formação escolhida. Esta nota é definida de acordo com as vagas disponíveis para cada curso e a pontuação dos estudantes inscritos.
A pontuação mínima alcançada pelos estudantes será o ponto de corte da graduação. Quem superar a pontuação base no último dia de inscrição do Programa Universidade Para Todos, pode ganhar bolsas de até 100%.