O FIES é um programa que auxilia os jovens e adultos de baixa renda a ingressarem no ensino superior. Para manter o recurso oferecido por este programa, o estudante deverá cumprir com as regras de funcionamento do mesmo.
Pode ser que, por alguma razão, o estudante queira cancelar o financiamento. Neste caso, é preciso ter muito cuidado para não perder o direito de voltar a usar este recurso. Quer saber como fazer para cancelar o FIES? Confira as informações a seguir e saiba de tudo:
O que é o FIES?
O FIES é um programa de financiamento estudantil com os juros mais baixos do mercado, que funciona a favor dos estudantes de baixa renda. A inciativa permite que as pessoas possam estudar nas melhores instituições privadas do país e só se preocupar a devolver o valor integral ao final do curso.
Para realizar o financiamento e começar a estudar nos próximos meses, é preciso fazer as inscrições FIES 2024. Se estiver de acordo com os requisitos do programa, o estudante pode receber o auxílio.
Depois, é só firmar o contrato no banco de sua escolha. Para esclarecer os valores do financiamento, a dica é utilizar o simulador FIES e estar preparado par todas as taxas.
O que pode levar a perder o benefício?
Para manter o suporte do FIES, o estudante deverá cumprir com alguns requisitos. Um deles, é o pagamento trimestral de um valor básico para o programa.
Também é importante ter 75% de aproveitamento nas matérias do curso, assim como presença. É fundamental realizar periodicamente, no tempo estimulado pelo FIES, o aditamento obrigatório.
Se vier a não cumprir as regras do financiamento, o estudante pode perder o recurso. Por isso, o mais recomendado é cancelar corretamente o FIES para que ele possa ser utilizado depois, caso você precise.
Como cancelar o recurso?
Cancelar o FIES é mais simples do que você imagina! Para suspender o benefício, por qualquer razão, a pessoa que recebe o financiamento deve acessar a plataforma digital do SisFies e solicitar o cancelamento através dele.
Mas você deve ficar atento! Geralmente, o processo de suspensão do benefício só é computadorizado até o dia 15 entre os meses de janeiro e maio e junho e dezembro. Após o dia 15, o cancelamento é registrado no mês seguinte.
Ao solicitar a suspensão, é preciso escolher a forma de pagamento do financiamento utilizado. Será cobrado apenas o que você utilizou. Existem diversas opções de quitação que podem ajudar você!