Os estudantes interessados em entrar no ensino superior ou fazer um curso técnico de capacitação têm várias oportunidades oferecidas pelos programas estudantis. Como exemplo, o Fies e o Educa Mais Brasil disponibilizam vagas em instituições públicas e privadas de ensino e até financiam ou custeiam as mensalidades de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação. Por isso, confira abaixo a finalidade de cada programa.
Conteúdo
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) concede o financiamento de mensalidades para estudantes de instituições privadas de ensino superior. O candidato pode solicitar o financiamento por meio do cadastro no Sistema FIES.
É necessário ter a nota mínima de 450 do ENEM, para os estudantes que concluíram o ensino médio depois de 2010, ser preferencialmente de cursos de formação de professores, da área de saúde ou de engenharia.
- Após o cadastramento, o estudante deve realizar a sua inscrição e em seguida comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA na própria instituição de ensino em que o estudante está matriculado.
- Com a validação da documentação, o candidato escolhe umas das instituições financeiras do FIES, para dar entrada no pedido, levando todos os seus documentos pessoais e do seu fiador.
- Como todo o processo de inscrição é realizado exclusivamente pelo site, acesse o site do FIES.
- Antes de preencher a solicitação de financiamento, assista o vídeo explicativo, talvez possa lhe ajudar ou tirar as dúvidas básicas sobre o calendário de inscrição e documentação exigida.
É importante que o candidato ao financiamento entenda de maneira bem clara o período de carência para início do pagamento, como e de quando em quando precisa revalidar o pedido de financiamento para tudo dar certo.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece cursos técnicos gratuitos de formação e qualificação em instituições de ensino de todo o país.
O programa disponibiliza vagas na rede pública de ensino, nos institutos federais de tecnologia e ciência, nos serviços nacionais de aprendizagem e nas universidades públicas e particulares.
Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica
Não existe um processo único de inscrição e em algumas instituições o cadastro é feito diretamente nas entidades de ensino ou no site do Pronatec. Em outras, as inscrições acontecem pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), um sistema informatizado que oferta vagas em cursos técnicos gratuitos.
Para melhor entender, o interesse do Governo é ampliar os horizontes da mão de obra interna do Brasil, inclusive estimulando o intercambio para crescimento profissional.
As vagas para pessoas com graduação atraem cada vez mais alunos para atender a demanda de empresas que buscam profissionais específicos graduados para cargos de supervisa e gerenciamento, além dos que abrangem os segmentos de saúde, agronegócios e tecnologia que estão em alta.